Pular para o conteúdo principal

Morre heroína da Segunda Guerra Mundial

Morreu ontem, em Londres, Nancy Wake, a jornalista que participou como espiã na Segunda Guerra Mundial. Nancy ingressou na resistência francesa em 1940, junto com o marido. Ela foi uma das espiãs mais procuradas pela Gestapo e era reconhecida pela astúcia e habilidade em escapar dos soldados alemães. Apelidada de "rato branco", Nancy ajudou a salvar centenas de pessoas das forças aliadas e a libertar a França da ocupação nazista. Uma das mais comentadas frases de Nancy durante uma entrevista foi: "para mim, alemão bom é alemão morto e quanto mais morto melhor. Só me arrependo de não ter matado mais deles". Nancy dizia não gostar de guerras nem de violência, mas já que ela existia não encontrava motivos para não lutar em defesa do que acreditava, principalmente no fato das mulheres não terem que ser apenas as que acenavam para seus filhos ou companheiros que partiam em luta. Um dos 7 mil soldados comandados por Wake, Henri Tardivat, chegou a dizer que ela era uma das mulheres mais femininas que ele conhecia, até começar a guerra, onde se tornava mais feroz que 5 homens. Nancy Wake morreu aos 98 anos, num hospital em Londres, por infecção no tórax, pouco antes de completar 99 anos, que seria no dia 30 de agosto.     

Comentários