Embora a terminologia correta seja "Papisa", o objetivo do título é destacar que existe a possibilidade de UMA mulher ter ocupado o mais alto cargo da igreja católica, que "sempre" foi exclusivo para homens. Diz a lenda, que é do início do século IX, que uma menina chamada Giliberta, possivelmente de Constantinopla, teria se passado por homem para burlar a lei da época que proibia mulheres de estudar. Destacadamente culta e com formação em teologia e filosofia, ela teria chegado a Roma e apresentado-se como monge. Surpreendendo os líderes da igreja na época, teria chegado ao papado após a morte do Papa Leão IV, e adotou o nome eclesiástico de João VII. Outra versão, diria que o nome da menina era Joana e teria nascido na cidade de Mainz, na Alemanha, filha de um casal inglês. Apaixonada por um monge, fugiram para Grécia e depois para Roma, quando Joana decidiu vestir roupas masculinas e também se passar por monge, adotando o nome de Johannes Angelicus. Ingressou no mosteiro de São Martinho, subiu a Cardeal, e por sua notável inteligência foi eleito, por unanimidade, Papa. As versões divergem em alguns pontos, mas em um, são todas afins: a Papisa teria engravidado e escondido este fato facilmente em função das largas vestes. Dramaticamente, teria sido acometida pelas dores do parto em meio a uma procissão numa rua estreita e parido o filho em frente a multidão. Por ter maculado a santa cadeira de Pedro, a menina monge, que só queria estudar, foi amarrada a cavalos e apedrejada até a morte.
Curiosidades:
1 - Misteriosamente, a história foi imortalizada num arcano do Tarot, a segunda lâmina, «A Papisa», carta que representa a sabedoria, o conhecimento, a intuição e a chave dos grandes mistérios.
2 - Papisa Joana é o nome de um jogo de cartas britânico. A mais antiga referência ao «Jogo da Papisa Joana» aparece no Dicionário Oxford de Inglês em 1732.
3 - A lenda da Papisa Joana foi a base para a história de Giovanna da revista em quadrinhos do Fantasma, escrita por Ingebjørg Berg Holm, desenhada por Dick Giordano e publicada pela primeira vez em 2003.
4 - A lenda da Papisa Joana é contada no capítulo 34 da novela Le Mystère des Dieux por Bernard Werber
foto: a atriz alemã Johanna Wokalek no papel da papisa Joana.
Comentários
Postar um comentário